A mais antiga concepção de divindade do mundo é a Grande Mãe.Seus atributos são a fertilidade dos animais, do Homem e da Natureza.Ela é aquela que dá a vida e nos primórdios era cultuada nas cavernas, como símbolo do ventre e do útero. Ao mesmo tempo, a Deusa tem as suas faces sombrias, conhecidas como a Mãe Terrível, a destruidora, aquela que rege a morte.Tanto a Vida quanto a Morte são aspectos da Deusa, ela é nascimento, fim e renascimento, e esse mito está caracterizado no próprio ciclo do Deus de Chifres, seu filho e consorte. Assim, a Grande Deusa é a Senhora da Vida, Morte e Renascimento.Os celtas adotaram a Grande Mãe através de contatos com outros povos, como os gregos, etruscos e romanos. Sua associação com a Lua vem desse sincretismo, e as fases lunares passaram a ser vistas como as transformações do corpo da mulher durante a gravidez.Os antigos viam as fases da Lua como manifestações da Deusa: a Lua Crescente como a Donzela; a Lua Cheia como a Mãe preste a dar à luz; a Lua Minguante como a Anciã; a Lua Nova como a Encantadora, Tentadora.A Deusa representa também a própria vida e fertilidade da Terra, princípio básico de tudo, a geradora dos povos e a terra fértil que a tudo sustenta. Ela gera e toma de volta, e nessa ambigüidade, vista como luz e trevas, crescimento e diminuição, é conhecida como a geradora da vida e a portadora da morte.A antiga união entre os líderes caçadores e as sacerdotisas da Deusa, deu início ao que hoje conhecemos como a bruxaria centrada nas forças e poderes das polaridades. Essa tradição foi preservada no Beltane, a época da vitalidade e da união do Casal Divino, trazendo sua energia vital para a terra, ativando os princípios da fertilidade e da reprodução. O Maypole de Beltaine é um símbolo desse poder e a dança ao seu redor representa a força do Sol e o falo do Deus fecundando a terra.Nos últimos séculos, foi suprimida totalmente a adoração a Deusa pelo cristianismo, mas não obstante ela sobreviveu nas suas três formas originais na Wicca, nos contos de fadas e nas religiões pagãs.Ela é conhecida por muitos nomes como Diana, Afrodite, Athenas, Ártemis, Demeter, Isis, Hécate, Ceridween, Aradia, etc.
Tarots e oráculos que eu utilizo e recomendo
Categorias
Wicca
Bruxaria
Magia
A deusa
Mãe Terra
Paganismo
Elementais da Natureza
Feitiço de Proteção
Feitiços e Rituais
Mitologia Nórdica
Anjos
Receitas Mágicas
Mitologia Celta
Sabats
Lua
pós e poções mágicas
celta
tarot online grátis
Deidades Pagãs
História da Bruxaria
Poderes Psiquicos
oráculo grátis
Feitiços de Prosperidade
Rede Wiccana
oraculos
Cristais
Encantamentos
adivinhação
Clarividência
Feitiços de Amor
Halloween
Mitologia Grega
Rituais para a Lua
Vidência
Alquimia
Aromaterapia
Banhos
Cromoterapia
Horóscopo
Mitologia Egípcia
Mitologia Etrusca
Mitologia Romana
O Pentagrama
O mundo Celta
Tabela De Incensos
Tabela planetária
altar
amuletos mágicos
livros de magia para download
livros esotéricos grátis
numerologia
7 comentários:
Simplesmente incrível.
Gostei muito parabéns sou iniciante e estou estudando pra um dia me torna uma bruxa
Excelente texto... Sou devoto da mãe antiga
Eu amo o site e o canal no YouTube! Vocês deveriam publicar um livro para ajudar aqueles que estão começando. Eu compraria! Gratidão ❤
Faz poucos dias q estou estudando sobre Wicca e estou MUITO perdida, principalmente nessa parte da deusa e do deus pq eles tbm tem outros nomes ai num entendo muito bem.
Mas como os deuses surgiram?
Como surgiu os deuses?
Postar um comentário