Templo de Deus Gato encontrado no Egito

O templo estava cheio de estátuas de Bastet, um Deus-leão uma vez terrível, cuja imagem mudou com o tempo para um gato domesticado.

Templo de Deus gato encontrado no Egito
http://news.bbc.co.uk/2/hi/middle_east/8468803.stm

Arqueólogos descobriram no Egito um templo de 2.000 anos de idade, em Alexandria, dedicado a uma deusa gato.
O templo é o primeiro traço dos bairros reais da dinastia de Ptolomeu a ser revelado em Alexandria.
O achado confirma a dinastia grega dos egípcios, que continuaram o culto de divindades animais antigas.
Muitos mais ruínas da antiga capital do Egito helenístico permanecem preservadas sob a cidade moderna, ainda a ser descoberta, dizem os arqueólogos.

O templo, descoberto no bairro da cidade el-Kom Dekkah, acredita-se que pertencem à Rainha Berenike II, a esposa de Ptolomeu III, que governou o Egito no século III aC, do Conselho Supremo do Egipto de Antiguidades.

Deusa da Lua

A Rainha grega Lágidas governou o Egito por quase 300 anos após a fundação da cidade por Alexandre, o Grande, em 305BC até que a rainha Cleópatra foi deposta pelos romanos.
O templo é de 60m (200 pés) de altura e 15m (50 pés) de largura.

Os arqueólogos encontraram estátuas de Bastet, adorada pelos greco-egípcios nomeada como a deusa da lua.
Por milhares de anos, os faraós egípcios acreditavam que Bastet era um leão-de-cabeça da deusa, um parente do Deus do sol Rá, deus protetor e feroz.
Mas a sua influência diminuiu como os faraós, e os egípcios helenísticos ressuscitaram como o equivalente da antiga mitologia grega, Artêmis.

Outros artefatos também foram descobertos na escavação, incluindo vasos, uma água de cisterna romana, e a estátua de granito de um alto funcionário que datam entre 205BC para 222BC.
Há um grande número de desaparecidos blocos.

0 comentários:

Oráculos Gratuitos